Como instalar uma ROM em qualquer Xiaomi

Como mudar a ROM do seu celular por uma ROM oficial da Xiaomi. Este é o único método que serve para todos e cada um dos dispositivos de Xiaomi . Existem outros métodos e outras coisas, mas não conseguem ir bem em todos os móveis. Este é o método universal, instalando a ROM através de fastboot ou através do modo EDL.

O que você precisa para instalar a ROM no seu dispositivo Xiaomi? Abaixo, A lista todos os arquivos necessários para a instalação de uma versão oficial da MIUI. Todos com exceção de um, são genéricos, por isso que deixaremos um arquivo compactado que você pode descargaros para facilitar o procedimento.

A pasta com os instaladores de todo o necessário, você pode baixá-lo aqui. Todos estes arquivos são necessários, com a exceção de MiSuite e a pasta de ficheiros ADB, mas é recomendável ter ambos, pois um de instalar drivers de nosso terminal e a pasta pode ser eficaz se alguma coisa não funcionar.

  • ROM correta para o seu dispositivo, você pode fazer o download aqui.
  • Instalador de Drivers ADB.
  • Pasta ficheiros ADB.
  • MiFlash.
  • MiSuite.

este tutorial apaga o que você tem no seu dispositivo , pelo que o melhor é usar MiCloud para guardar ou fazer uma cópia de segurança manual no seu PC, conectando o telefone ao PC e guardando tudo o que precisa.

Primeiro passo: instalação de aplicativos

Uma vez baixado o arquivo compactado com tudo o que é necessário para mudar a vossa ROM MIUI, instalaremos um a um os três arquivos com terminação “.exe”. Para isso, simplesmente teremos que seguir os passos que nos indicam quando fazemos um duplo clique sobre eles.

A pasta ADB_Folder, você terá que extrair e deixá-la em um site encontrável, como por exemplo o ambiente de trabalho do seu computador. Isso é com o fim de ter os arquivos bem localizados.

Por outro lado, a ROM que você tenha baixado a partir da página de MIUI, você terá que removê-la e deixá-la em um site encontrável, a ser possível, que não esteja em unidades de armazenamento externo. Deixando-a no ambiente de trabalho é suficiente.

Segundo passo: ative a depuração USB

devemos ir ao nosso celular Xiaomi e ativar a depuração USB.

  1. devemos ir a “Informação do telefone” e apertar várias vezes na versão do MIUI.
  2. Depois de 7 repetições, aparecerá uma mensagem de que as opções de desenvolvedor já estão ativadas.
  3. Uma vez feito este passo, vá para “Configurações adicionais”.
  4. Dentro deste menu, na parte inferior encontraremos a opção “Opções do Desenvolvedor”, assim que entrar neste menu.

Uma vez dentro, ativaremos a caixa que diz “Ativar a depuração USB”, (em inglês, USB Debugging, se alguém tiver a ROM MIUI china) e de momento podemos deixar nosso terminal para um lado.

Terceiro passo: entrar no modo EDL

Uma vez que tenhamos a depuração USB ativada, conecte o terminal ao computador e vá até a pasta ADB_Folder.

  1. Uma vez dentro, manteremos a tecla Shift e faremos clique com o botão direito do mouse.
  2. No menu que aparecerá, clique na opção “Abrir janela de comando aqui”.
  3. Quando clicamos isso, vamos abrir o console do sistema e teclearemos o seguinte. “adb devices” (sem as aspas).
  4. A janela de comandos deve dar um erro, mas na tela de nosso terminal deverá aparecer uma mensagem pedindo para que o computador faça alterações no terminal.
  5. Damos-lhe a lembrar de escolha e a aceitar. Mais uma vez, nós escreveremos “adb devices” na janela de comando, desta vez, deve-se reconhecer sem problemas o nosso Xiaomi.

Agora vem o passo mais difícil, não porque seja uma viagem cansativa, mas porque de acordo com a ROM que temos em nosso terminal, teremos que fazer uma coisa ou outra. Este passo é entrar no modo EDL, passo necessário para poder piscar.

Como preparar o telemóvel para piscar através de fastboot?

Se o teu telemóvel não suporta o modo EDL, está em preto, ou o que quer que seja, este método vai funcionar para você. O primeiro que há que fazer é iniciar o dispositivo em modo fastboot:

  1. Clique no botão de Volume para Baixo + power até aparecer um logo com um boneco e coloque Fastboot.
  2. Agora, ligue o dispositivo ao PC e abra o CMD, ou o que é o antigo MS-DOS.
  3. Digite os comandos em ordem:
    fastboot devices (note-se que apareça um dispositivo, se não aparece é que os drivers não estiverem instalados).
  4. Uma vez feito isso, usamos o comando fastboot oem unlock (a tablet mostrará um aviso e clique em Yes).
  5. Uma vez completo o processo, podemos usar o MiFlash para instalar a ROM, caso contrário, o MiFlash lançará um erro.
  6. Depois de terminar o passo 3 você tem que fazer o seguinte (sim, você ouviu bem, tem que fazer o passo 3 e, em seguida, voltar aqui). Com o tablet em modo fastboot volte a abrir o CMD e digite o seguinte:
  7. fastboot oem lock (tablet ou celular exibirá um aviso que você vai modificar o bootloader, acéptala usando o botão de volume para baixo e o de ligar para confirmar).
  8. Uma vez terminado usa o comando fastboot oem verified (tablet ou celular mostrará outro aviso que deverá aceitar).

Pronto, feito isso, use o comando fastboot reboot e no celular ou tablet será iniciado, com a sua nova versão do MIUI, totalmente limpa. Por fim, na etapa quatro, está explicado como instalar os Serviços do Google Play.

Como continuar a instalação no Mi Flash?

Entra no programa Mi Flash e clique no botão Refresh. Deve aparecer um dispositivo que você terá que selecionar. Se não aparece o dispositivo é a de que os drivers não estão instalados ou algum problema deste tipo. (A imagem pode variar de acordo com a versão do Meu Flash, mas o funcionamento é o mesmo).

NOTA: Antes de reinstalar os drivers experimente reiniciar o celular e o PC, muitas vezes com isso se resolve. Caso contrário, você terá que reinstalar os drivers de fastboot.

Agora que foi lançado o móvel, clique em Select e procure a ROM que você baixou no passo anterior, onde tenha ido para a página de Xiaomi a baixar a ROM pelo fastboot. Selecione a opção Flash all para apagar tudo, no caso de você quiser recuperar as coisas use Flash all except data and storage e, em seguida, repita o processo com Flash All. É importante usar o Flash All para limpar a ROM e que tudo vá bem, caso contrário o Google Play pode dar erros e muitas outras aplicações, também, mas se quiser recuperar arquivos você pode utilizar esta opção e fazer o processo duas vezes.

Feito isso, clique em Flash e espera que o resultado seja Sucess, entrará em verde e pode demorar alguns minutos.

Remove o cabo USB e ligue o telefone (você pode manter pressionado o botão de desligar por alguns segundos, até que vibre). O aparelho inicia de novo e em cerca de 10 minutos, você terá a nova ROM instalada, limpa, tal como vem de Xiaomi, sem bloatware.