os usuários do aeroporto de Santiago poderão contar com um acesso universal à rede wireless, uma das iniciativas que a concessionária Nova Pudahuel propôs quando assumiu a administração do recinto em outubro do ano passado. O sinal será ilimitada e o usuário pode se reconectar a cada 30 minutos, momento em que é apresentada uma publicidade para poder continuar usando a rede. O serviço terá cobertura em todos os espaços públicos, incluindo entrega de bagagem.
O serviço de rede, contratado com a empresa NoWire e cuja marcha branca começou há duas semanas, contará com uma transferência de dados de 1 Mbps por usuário, o qual pode diminuir a 512 Kbps em horas de ponta. Segundo detalhou a Nova Pudahuel, os passageiros que necessitam de internet de maior velocidade para baixar arquivos grandes ou uma ligação de velocidade superior, dar-se-á, no futuro, a possibilidade de uma prestação premium com um custo associado.
“Um terminal deve ser parte dispositiva da viagem, o Ministro (Alberto Undurraga) nos exigiu isso, e por isso deve ser mais do que um lugar de passagem. Trata-Se de transformá-lo em uma etapa relevante no âmbito da experiência de viagem. Todos os serviços que têm vindo a ser implementados e que continuaremos a dar a conhecer, são concebidos sob essa lógica, como fazer com que o novo aeroporto seja verdadeiramente um centro cívico”, destacou Nicolas Claude, gerente geral de Novo Pudahuel.
Novas aplicações Da concessionária anunciou também o lançamento de outros dois serviços associados ao recém-inaugurado WiFi: uma aplicação e a possibilidade de aceder a um serviço de livros digitais de autores chilenos.
A primeira não só procura entregar informações de voos em um modo fácil e rápido através de notificações, mas que também tenham instalado “web beacons”, pequenos equipamentos de hardware que funcionam como “farol” que identifica a posição do usuário e envia-lhe descontos exclusivos nas lojas de sua preferência, previamente seleccionadas nas definições da aplicação.
Uma das características mais relevantes da aplicação, é que conta com um leitor especial de códigos QR, que o passageiro poderá usar como pontos de informação. Em relação aos livros, Nova Pudahuel explicou que se dispunha de um serviço onde os usuários podem acessar de forma gratuita a 10 exemplares de autores chilenos.
Nova app para celulares
Mas isso não é tudo , já que também estreia um aplicativo para seu celular com características muito uteis além da típica de informações sobre companhias aéreas, free shops, restaurantes, transportes, etc.:
Uma seção “Meus voos”, onde enviando os dados do seu vôo, você receberá informações se houver alguma alteração de horário ou porta. É dizer, uma espécie de Trip Case, mas limitado aos voos do aeroporto. Estacionamento: tem um simulador de tempo de estacionamento para saber quanto você deve pagar além de informar os diferentes setores.
Informações QR para analisar a informação que você encontrar as placas do aeroporto para tal fim.
A possibilidade de configurar a aplicação com as suas áreas de interesse em compras e gastronomia para que os locais se podem enviar avisos de descontos ou promoções.