Por que devo desconectar o Chromecast quando não usá-lo?

Se você tem seu Chromecast conectado à sua tv, é possível que, quando colocar outros canais não se funcionem corretamente. O que ocorre é que vai o sinal o tempo todo, produzindo uma espécie de intermitência. Se acontecer, não é a antena, mas o Chromecast, que quer que o verde para que a TV continue a funcionar de forma normal. É por isso, por isso que se deve desligar o Chromecast.

O funcionamento de Chromecast é simples. Liga-Se a um dispositivo transmissor como um celular, um tablet, computador ou diretamente para a Internet, e transmite o vídeo para a tv através de wi-fi. É um sistema amigável e eficiente, mas ao depender da rede wi-fi sofre os problemas relacionados com este tipo de conexão: falta de cobertura, cortes na imagem, devido a quedas de sinal, problemas de acesso.

Chromecast é alimentado através de USB. Você pode conectá-lo à porta USB do televisor e, portanto, não necessita de tomada. Mas, em alguns casos, as portas USB são de baixa qualidade e que não cumpram os mínimos elétricos para alimentar corretamente Chromecast, produzindo reinicializações. Se você muitas vezes acontece, ligue o cabo USB de Chromecast a um adaptador/carregador do telemóvel e enchúfalo na parede, em vez de na tv.

É possível que, por uma falha de corrente durante uma atualização, Chromecast fique bloqueado, ou seja reiniciado constantemente. Para resolvê-lo deixe-o pressionado durante 25 segundos o botão de Chromecast, até que as luzes estiverem em um padrão. Assim, se ocorrer um reset de fábrica. Se a falha persistir, muito tememos que Chromecast se for prejudicado e você terá que substituí-lo.

O Google já não considera hotspot como “conexões seguras

Com a chegada do novo Google Play Services 11.0.55, o Google começou a considerar as conexões hotspot como “conexões inseguras”. Devido a que o Chromecast só funciona dentro de redes seguras, com a chegada desta atualização, os usuários que utilizam os seus smartphones como “pontes” para utilizar o dispositivo, a partir de agora não poderão continuar a utilizá-lo.

Como voltar a fazer funcionar Chromecast : simplesmente devemos escolher uma versão anterior (como o Google Play Services 11.0.47), baixá-lo em APKMirror e instalá-la em nosso dispositivo manualmente. Desta forma, nosso Chromecast voltará a funcionar normalmente, pelo menos durante um tempo, até que o Google force novamente, uma atualização de os serviços do Google.

Muitos roteador modernos dispõe de duas bandas 2.4 e 5 GHz. Na prática, geram duas redes wi-fi diferentes. Se o aplicativo Google Home ou o Google Chrome não encontram o Chromecast quando realizam o rastreamento, certifique-se de que tanto a aplicação como Chromecast estão ligados à mesma rede wi-fi.

Elimina as interferências Do que sai do roteador até que chega aos dispositivos conectados, o sinal wi-fi sofre todo tipo de interferência, desvios, reflexos. Isto provoca cortes e desconexões em Chromecast. Quando aparecem problemas de desempenho, verifica-se que não há interferência. O espaço entre o roteador e Chromecast deve estar o mais limpo possível.

Utilizar um extensor HDMI é muito comum que os televisores escondam as conexões HDMI atrás do painel. Ou você tem a tele dentro de um armário e ficam presos. Se Chromecast está muito escondido quando o instalar, você vai perder muito sinal. É um dos problemas de Chromecast mais comuns. Nesse caso é melhor usar um cabo extensor HDMI, que permite afastar Chromecast fora da tv. Assim, você receberá o melhor conteúdo através de WiFi:

Muitas conexões Chromecast funciona de forma dinâmica: ajusta a qualidade de imagem e de som em função da velocidade de transmissão. Ainda assim, exige largura de banda abundante para operar sem cortes na imagem. Quando usar Chromecast reduz o resto de atividade da rede wi-fi. Não faça o download de arquivos grandes ou jogar online ao mesmo tempo. Evita que você tenha muitos dispositivos conectados, a menos que você tenha um roteador de qualidade. Assim corrigirá um dos problemas com Chromecast mais repetidos.